Dissolução fracionada


A dissolução fracionada é um método de separação de misturas aonde a diferença de solubilidade dos diversos materiais em um determinado solvente, é usada como instrumento de separação. O Método pode ser utilizado quando a mistura é formada por sólidos ou sólido e líquido. A dissolução fracionada é inconclusiva, pois necessita de outros meios para completar o processo, podendo ser utilizado a:
  •  Filtração simples;
  • Filtração a vácuo;
  • Peneiração;
  • Decantação com funil de bromo;
  • Destilação simples;
  •  Destilação fracionada.

A separação entre a areia e o cloreto de sódio (NaCl) pode ser feita pelo procedimento, nesse caso usamos a filtração simples como instrumento complementar, devido a simplicidade do método.

Diagrama representando as etapas do processo de separação. 

Outro exemplo de dissolução fracionada é a separação entre sulfato de cobre e pó de enxofre:


A primeira imagem da figura(da esquerda para a direita) apresenta o pó de enxofre e o sulfato de cobre antes de se misturarem. Após a mistura, utilizamos água e medimos a quantidade em uma proveta, jogamos no sistema o solvente e obtemos a terceira imagem. A  Filtração simples é usada para separar o pó de enxofre da água + sulfato de cobre. O vídeo abaixo apresenta o último processo:


Para finalizar esquentamos a mistura água + sulfato de cobre, até que a água evapore e permaneça apenas o sulfato, a técnica é eficiente devido as diferentes temperaturas de fusão dos reagentes(vídeo abaixo)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog