Decantação
A Decantação é um método de separação de misturas aonde a diferença de densidade dos diversos materiais presentes no meio, é usada como instrumento de separação. O Método pode ser utilizado quando a mistura é formada por líquidos ou sólido e líquido, devendo ser heterogênea e possuir constituintes imiscíveis.
Quando é realizada em misturas sólido-líquido, a substância é deixada em repouso por período variável, logo após as partes sólidas depositam-se no fundo do recipiente, essa etapa é chamada de sedimentação. Dessa forma, o líquido é retirado cuidadosamente e o sólido permanece na base do recipiente. Para realizar o último processo de forma segura podemos usar a técnica de sifonação, que é a transferência do líquido por meio de um sifão, iniciando-se o fluxo por sucção.
A figura acima representa a decantação aplicada na separação entre a água e sólidos. A sifonação é usada para transportar a água limpa para outro recipiente. Se a mistura for líquido + líquido, utilizamos o funil de decantação ou funil de Bromo.
O funil de decantação é transparente, o que permite ver os conteúdos em seu interior, e apresenta uma válvula na sua parte inferior, a qual, ao ser aberta, possibilita a passagem do líquido mais denso pelo funil, que pode, então, ser recolhido em outro recipiente.
Um exemplo de Decantação líquido + Líquido é a água e o óleo. Para realizar a separação é necessário que logo após a decantação da mistura a válvula seja aberta, permitindo a queda do líquido mais denso no erlenmeyer


Comentários
Postar um comentário